APRESENTAÇÃO

O tema

O tema do 29º Congresso de Educação do Sudoeste Goiano (CONADE 2017) tem como objetivo discutir os “Cenários de mudanças na política educacional brasileira e os desafios das licenciaturas”. Três conceitos nos chamam a atenção para discussões mais fecundas e aprofundamento na análise: democracia, trabalho e formação.

O conceito de democracia nos permite debater a realidade nacional, enfocando os problemas atuais que enfrentamos na educação de uma modo geral, em todos os níveis, incluindo os modos de gestão do atual governo. O conceito de trabalho oportuniza a discussão do trabalho docente e demais trabalhadores  em educação no ambiente escolar e seus desafios diante dos ataques neoliberais nesta atual etapa do modo de produção capitalista. Por fim, o debate sobre o conceito de formação nos dá condições de analisar a conjuntura, seus desdobramentos e desafios, diante do atual cenário político, num momento de reformas educacionais.

O Congresso de Educação do Sudoeste Goiano é uma atividade bianual realizada pela Unidade Acadêmica Especial de Educação (UAEE), pelo Curso de Pedagogia e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) da Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí. Colaboram ainda para a realização do evento os cursos de licenciatura em Letras (Português/Inglês), Matemática, Geografia, História, Educação Física, Ciências Biológicas, Química e Física, além dos cursos de graduação em Psicologia e Direito e, ainda, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UFG-REJ.

Primando por uma uma sólida formação ética, política, pedagógica e profissional, a Universidade Federal de Goiás, através da Coordenação Geral do evento e da realização deste Congresso, reafirma seu compromisso na difusão dos princípios da universidade pública e gratuita, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Desta forma, o CONADE 2017, em sua 5ª edição nacional e 2ª internacional, está estruturado em palestras, minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos formatos comunicação oral e exposição de pôsteres. Os trabalhos serão avaliados, organizados e apresentados a partir dos simpósios temáticos:

Simpósio Temático 01. Fundamentos da Educação

Simpósio Temático 02. Políticas, Gestão e Formação Docente

Simpósio Temático 03. Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação

Simpósio Temático 04: Educação, Diversidade, Cultura e Inclusão

Simpósio Temático 05: Cultura e Processos Educacionais

Simpósio Temático 06: Estudos das relações interdisciplinares de gênero

Esperamos que haja o máximo de aproveitamento e participação em todas as atividades propostas: conferências, mesas-redondas, grupos de trabalhos, simpósios temáticos, lançamento de livros, atividades culturais, dentre outras. Além disso, espera-se que as temáticas propostas atendam aos anseios da comunidade participante e que, a partir delas, surjam novos apontamentos.

Objetivamos congregar aproximadamente 400 participantes neste evento, dentre eles, docentes da rede pública municipal e estadual, discentes e pesquisadores de diversos cursos e de diferentes áreas: Humanas; Linguística, Letras e Artes; Exatas, Biológicas e da Saúde; bem como docentes e pesquisadores da graduação e pós-graduação, de todo o país e do exterior.

Comissão organizadora