SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

SIMPÓSIO TEMÁTICO 01:

Fundamentos da Educação

Reflexões sobre a história das disciplinas escolares e da pedagogia; análise da contribuição das áreas de: história, sociologia, filosofia, antropologia e psicologia para a compreensão dos fenômenos educacionais e sua influência na formação docente.

SIMPÓSIO TEMÁTICO 02:

Políticas, Gestão e Formação Docente

Estudos e pesquisas sobre processos e políticas sociais, com ênfase na atuação do Estado no âmbito das políticas públicas, prioritariamente as educacionais, e seus elementos constitutivos. Configuração histórica do trabalho e suas relações com a escola. Organização, gestão de processos educativos e trabalho docente. Gestão escolar democrática e projeto político-pedagógico. Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação na escola e formação docente. Didática e práxis pedagógica: articulação entre teoria e prática. Currículo e organização do trabalho na escola. Currículo, paradigmas educacionais e formação de professores. Campos de construção do saber e da identidade docente. Formação inicial e continuada nas diferentes licenciaturas. Formação e profissionalização docente nos diversos níveis e modalidades educacionais.

SIMPÓSIO TEMÁTICO 03:

Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação

Fundamentos e tendências teórico-metodológicas em Educação: Matemática, Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Ciências Humanas, Alfabetização e Letramento, Artes. Formação e prática docente nos diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior) e modalidades (educação de jovens e adultos, educação a distância, educação especial). Processos básicos e práticas relacionadas ao currículo, ao ensino e a aprendizagem de diferentes tipos de conteúdos, em diferentes modalidades e contextos educacionais.

SIMPÓSIO TEMÁTICO 04:

Educação, Diversidade, Cultura e Inclusão

As concepções históricas, psicológicas, políticas e pedagógicas referentes à diversidade; processos de exclusão e inclusão; sujeitos vitimados pela exclusão; peculiaridades relacionadas aos processos de exclusão e inclusão educacional.

SIMPÓSIO TEMÁTICO 05:

Cultura e Processos Educacionais

Esta linha de pesquisa analisa os processos educacionais que se constituem no âmbito da sociedade e da cultura, apreendendo a educação na perspectiva de suas relações com a cultura, a arte e a comunicação na sociedade contemporânea. Trata os processos educacionais a partir de seus fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos e suas implicações na prática pedagógica partindo da contribuição de diferentes áreas do conhecimento. Empreende-se ainda, especial interesse à compreensão dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes,mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura. Estuda também, as relações e implicações da educação com o mundo do trabalho e com os movimentos sociais e sua dimensão educativa.

Os eixos temáticos que orientam as pesquisas se constituem nas diferentes linguagens que envolvem a cultura e seus processos educacionais:

1. Arte e educação, teoria e história da arte;
  2. Educação, cultura e linguagem;
  3. Educação audiovisual, cinema, mídias;
  4. Universidade, pensamento e cultura
  5. Cultura, educação e Formação humana;
  6. Memória, história, política e educação;
  7. Museologia e educação não formal;
  8. Subjetividade e cultura

Simpósio Temático 06:

Estudos das relações interdisciplinares de gênero

Partindo da invisibilidade da temática na formação de educadores (professores/as, historiadores/as, psicólogos/as, sociólogos/as, etc), esse grupo de trabalho busca problematizar as pesquisas acerca das relações de gênero, sexualidade e feminismos nas ciências humanas e da saúde, nas relações de trabalho e nos contextos educativos. Almeja-se discutir as interfaces entre as políticas públicas e as práticas profissionais envolvendo corpo e sexualidade, feminilidade/masculinidade e orientação sexual como construções sócio-históricas. Busca-se oportunizar reflexões e debates sobre as intervenções escolares e não escolares sobre relações de gênero e suas interseções com as categorias classe, raça, etnia e geração.