Anais Eletrônicos 2015

ANAIS ELETRÔNICOS 2015

XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano

Direito à Educação: equidade e qualidade

O XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, em sua quarta Edição Nacional e primeira edição internacional é uma atividade bianual do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás-Campus Jataí, que, além de reunir os cursos de Graduação em Pedagogia, Especialização, Mestrado em Educação, agrega outros cursos também, como Letras, Matemática, Psicologia, História, Educação Física, Ciências Biológicas e o PIBID/CAJ-UFG. Como esta Universidade prima pelo princípio de uma sólida formação ética, política, pedagógica, profissional, nossa preocupação é garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Em 2015, o tema proposto para o evento foi Direito à Educação: equidade e qualidade. Compreendemos que o Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 205, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988, as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever.

O propósito de discutir esta temática é justamente problematizar e dar visibilidade a estes embates de forma a contribuir com a formação dos profissionais ligados à Educação, pois é preciso considerar que a inscrição de um direito no código legal de um país não acontece da noite para o dia. Trata-se da história da produção de um direito e que tem sua clara presença a partir da era moderna.

O Congresso foi estruturado em palestras, minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos formatos comunicação oral e exposição de pôster, tendo como referencial os seguintes eixos temáticos:

Relação de Trabalhos por Eixo temático

Eixo 01. Fundamentos da Educação