CONADE
logo preta UFJ
Cartaz UFU

UFG/Regional Jataí e FACED/UFU promovem parceria em programação de eventos acadêmicos internacionais

XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - Direito à Educação: equidade e qualidade e II Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação promovem parceria em atividade acadêmica e intercâmbio de experiências.

Em sua 28ª edição (1ª edição internacional), o Congresso de Educação do Sudoeste Goiano realizado pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG/Regional Jataí), que neste ano de 2015 teve como tema a Direito à Educação: equidade e qualidade, estabeleceu uma importante parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU) na realização do II Seminário Internacional "Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI.

A parceria teve como principal objetivo proporcionar o intercâmbio acadêmico e científico entre as instituições que promovem os eventos acadêmicos, construindo assim atividades concomitantes e integradas entre os 22 e 24 de setembro.

A programação do evento realizado em Uberlândia contou com a mesa Direito à Educação: equidade e qualidade, coordenada pela professora Eliane Santana Novaes do Centro de Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE). Os debatedores na terça-feira (22) foram Ari Raimann, professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG-Regional Jataí) e Fernando Santos, professor do Curso de Pedagogia e Coordenador do Curso de Especialização em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação, também na UFG-Regional Jataí.

Mesa UFU

Da esquerda para a direita: Professoras Elizabeth Raimann (UFG/Jataí), Fabiane Previtali(FACED/UFU) e Giulia Strippoli (IHC/UNL - Potugal) e professor Túlio Barbora (IG/UFU)

Já na quarta-feira (23) na programação realizada em Jataí, a mediadora foi a professora do Curso de Pedagogia UFG-Regional Jataí, Elizabeth Raimann, contando como debatedores a professora Fabiane Previtali, coordenadora do do evento em Uberlândia e docente da FACED-UFU e do professor Túlio Barbosa, docente do Instituto de Geografia da UFU. A mesa ainda contou com a participação da professora Giulia Stripolli, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL), Portugal.

Mesa Nufope

Da esquerda para a direita: Professoras Fabiane Previtali(FACED/UFU) e Giulia Strippoli (IHC/UNL) e professor Túlio Barbora (IG/UFU)

Para a coordenadora do XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, Andrea Versuti, "a parceria interinstitucional é uma excelente oportunidade para a troca de experiências acadêmico-científicas entre UFG e UFU. Nossa intenção é fortalecer e ampliar essa parceria nas próximas edições do Conade e também nas pesquisas em Educação".

O II Seminário Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI contou ainda com as presenças de nomes como José Claudinei Lombardi (UNICAMP), José Luis Sanfelice (UNICAMP), Maria Alice de Miranda Aranda (UFGD), Paulo Gomes de Lima (UFScar), Raquel Varela (IHC/UNL) e Ricardo Antunes (UNICAMP).

A comissão organizadora ainda disponibilizou em seu sítio (http://laborework.blogspot.com.br/) o vídeo com a participação dos professores Ari Raimann e Fernando Santos.

Confira!

Fonte: Coordenação Geral