EIXOS TEMÁTICOS
EIXOS TEMÁTICOS |
ESPECIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS |
COMISSÃO CIENTÍFICA |
01- Educação de crianças de 0 a 6 anos |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam as populações infantis, considerando os componentes sociais, culturais e históricos como espaços definidores e/ou influenciadores de práticas educativas de diversos agentes; história do atendimento à infância brasileira; concepções de infância na formação do pensamento pedagógico a partir de teóricos da área; a interface entre sociedade, modernidade, educação e infância; políticas sociais de atendimento à infância e direitos da criança no Brasil; a infância e sua educação em diferentes contextos sócio-histórico-cultural e processos educativos na infância.
|
Coordenação Profª. Drª. Laís Leni O. Lima Profª. Ms. Lílian Ferreira R. Brait Profª. Ms Thaisa de Oliveira Lima Profª. Ms. Angela Rodrigues Luiz Profª. Ms. Hercília Maria Fayão Beneti
|
02 - Alfabetização e Letramento |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam a comunicação humana; a escrita e o desenvolvimento humano; aquisição e desenvolvimento da escrita; fundamentos teóricos e tratamento didático no processo de alfabetização e letramento na educação infantil e na educação de jovens e adultos; realidade lingüística da criança e do adulto; linguagem e didática do ensino da língua portuguesa; literatura e literatura infantil; linguagem e gênero; linguagens artísticas; práticas lingüístico-discursivas e formação do leitor e do escritor.
|
Coordenação Profª. Ms. Hercília Maria Fayão Beneti Profª. Ms. Camila Alberto Vicente Oliveira |
03 – Didática e Formação de professores |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam o campo da didática e o papel do professor nos diferentes níveis de ensino; as práticas pedagógicas e implicações na construção do conhecimento; a articulação teoria e prática na didática; reflexão sobre as categorias curriculares e sua relação com a organização do trabalho na escola; o campo de formação do professor e da construção do saber docente; a formação inicial e continuada de profissionais da educação (licenciaturas e pedagogia); a formação e profissionalização docente nos diversos níveis e modalidades educacionais e suas implicações epistemológicas. |
Coordenação Profª. Drª Isa Mara Colombo Profª. Ms. Camila Alberto V. Oliveira Profª. Ms. Elizabeth Gottschalg Raimann Profª. Ms. Márcia Santos Anjo Reis Profª. Ms. Renata Machado de Assis |
04 – Fundamentos da Educação |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam a contribuição da filosofia, da sociologia, da história e da psicologia como fundamentos epistemológicos dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes no processo de formação humana e movimentos sociais, mediados ou não pelo processo de escolarização formal. |
Coordenação Profª Drª Rosely Ribeiro Lima, Profª Drª. Maria de Fátima Pessoa de Assis Profª Ms. Suely dos Santos Silva Profª Ms. Carolina Oliveira e Oliveira |
05 – Políticas Educacionais e Gestão Escolar |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam os processos e políticas sociais, com ênfase na atuação do Estado no âmbito das políticas públicas, particularmente das políticas educacionais e seus elementos constitutivos; O trabalho na sociedade capitalista e as novas configurações; a escola no capitalismo: organização, gestão dos processos educativos, o trabalho docente; A gestão escolar democrática e o projeto político-pedagógico; a gestão das tecnologias de informação e comunicação na escola.
|
Coordenadora Profª. Drª Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira Prof. Ms. Fernando Santos Profª. Ms. Elizabeth Raimann Profª. Drª. Luciene Lima de Assis Pires |
06 – Educação Fundamental e Média |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam saberes e práticas escolares no ensino fundamental e médio; tempo, espaço e conhecimento escolar; currículo, interdisciplinaridade, cotidiano escolar e tecnologias; fundamentos e metodologias das ciências humanas, biológicas, exatas e da língua portuguesa e estrangeira; educação física escolar; arte e educação; formação profissional e ensino profissionalizante. |
Coordenação Profª. Drª. Halline Mariana Santos Silva Profª. Ms. Suely dos Santos Silva Profª. Jordanna Sebastiana Gregório |
07 – Cultura e Processos Educacionais |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam a educação na perspectiva de suas estreitas relações com a cultura; os processos educacionais a partir dos seus fundamentos teóricos e metodológicos e, ainda, de suas implicações na prática pedagógica, sempre se orientando pela concepção de que esses processos constituem-se no âmbito da sociedade e da cultura; a contribuição de diferentes áreas do conhecimento em suas interfaces com o processo de formação, quer sejam eles mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura; educação e comunicação como práticas culturais; cultura e currículo escolar; cultura do corpo e educação. |
Coordenação Profª. Drª Suely Lima de Assis Pinto Profª. Ms. Sinara Rosa Carvalho e Silva Profª. Ms. Eva A. de Oliveira Profª. Ms. Suely dos Santos Silva Prof. Dr. Marcos Antônio Menezes Profª. Drª. Cátia Regina Assis A. Leal |
08 – Educação e Diversidade |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam as relações de gênero, raça e etnia; a educação especial; educação inclusiva; a educação para a cidadania; a educação de jovens e adultos; a educação no campo; o multiculturalismo, o interculturalismo e o pluriculturalismo. |
Coordenação Profª. Ms. Leonor Paniago Profª. Dra. Cristiane Maria Ribeiro Profª. Drª. Halline M. dos Santos Silva Prof. Ms. Murilo Borges Profª. Drª Sandra Nara da Silva Novais
|
09 - Currículo e Educação |
Estudos teóricos e trabalhos investigativos que exploram o campo do currículo e suas implicações com a educação nos diversos níveis; os processos educativos que discutem e analisam as mudanças e as perspectivas curriculares; as concepções educativas e sua estreita relação com o currículo escolar; as análises sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais; o desenvolvimento do currículo e as novas tecnologias; as discussões multiculturais e os desafios colocados ao currículo.
|
Coordenação Prof. Dr. Ari Raimann |
10 – Educação Ambiental |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam o fenômeno social que tem seus fundamentos pedagógicos e políticos localizados na interseção entre sociedade, educação e natureza; os estudos feitos a partir da interface da educação com áreas afins como a ecologia, meio ambiente e desenvolvimento, ciências ambientais e florestais, sociologia política, ciências sociais, saúde pública e engenharia ambiental.
|
Coordenação Profª. Ms. Marcia Santos Anjo Reis Mariana Crepaldi de Paula (Bolsista PRODOC - |
11 - Educação e Saúde |
Estudos teóricos e pesquisas que investigam as possíveis interfaces entre a saúde e a educação; a escola como espaço para construção social da saúde; a escola como espaço para consolidação de conhecimento e aquisição de prevalência e competências visando a saúde; as aulas de educação física como lócus privilegiado para ações em saúde: atenção, promoção e prevenção; saúde do professor; investigação de prevalência e/ou incidências de doenças no espaço escolar; ações educativas em saúde e suas interfaces com a atividade física.
|
Coordenação: Prof. Ms. Chayster de Andrade Lopes Profª. Drª Giselle Soares Passos
|
12 – Formação de leitores e a leitura audiovisual em práticas educacionais
|
Estudos crítico-teóricos e trabalhos de pesquisa que explorem acerca das práticas de leitura e ponham em evidência o sujeito-leitor como enfoque nos processos educacionais, considerando, para tal, o repertório de leitura dos alunos e do professor. Nesse envolto de discussões, também se busca perceber o tratamento dado ao ensino de literatura. Não obstante, o eixo temático tem como proposta abarcar discussões acerca da leitura em audiovisual e as propostas de ensino-aprendizagem na intersecção entre cinema e educação.
|
Coordenação Prof. Ms. Renato Dering |
13 - PIBID como integração ensino superior / escola básica |
Debate e reflexão das experiências desenvolvidas no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – em escolas de ensino fundamental e médio de todo Brasil, nas diversas áreas de conhecimento; contribuir para inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em práticas metodológicas que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; contribuir com a superação de dificuldades encontradas no cotidiano escolar; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras.
|
Coordenação Profª. Drª Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago Prof. Ms. Murilo Borges
|
URL relacionada: /p/2264-eixos-tematicos |
---|