CONADE
logo preta UFJ

EIXOS TEMÁTICOS

 

 

EIXOS TEMÁTICOS

ESPECIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS

COMISSÃO CIENTÍFICA

01- Educação de crianças de 0 a 6 anos

Estudos teóricos e pesquisas que investigam as populações infantis, considerando os componentes sociais, culturais e históricos como espaços definidores e/ou influenciadores de práticas educativas de diversos agentes; história do atendimento à infância brasileira; concepções de infância na formação do pensamento pedagógico a partir de teóricos da área; a interface entre sociedade, modernidade, educação e infância; políticas sociais de atendimento à infância e direitos da criança no Brasil; a infância e sua educação em diferentes contextos sócio-histórico-cultural e processos educativos na infância.

 

Coordenação

Profª. Drª. Laís Leni O. Lima

Profª. Ms. Lílian Ferreira R. Brait

 Profª. Ms Thaisa de Oliveira Lima

  Profª. Ms. Angela Rodrigues Luiz

Profª. Ms. Hercília Maria Fayão Beneti

 

02 - Alfabetização e Letramento

Estudos teóricos e pesquisas que investigam a comunicação humana; a escrita e o desenvolvimento humano; aquisição e desenvolvimento da escrita; fundamentos teóricos e tratamento didático no processo de alfabetização e letramento na educação infantil e na educação de jovens e adultos; realidade lingüística da criança e do adulto; linguagem e didática do ensino da língua portuguesa; literatura e literatura infantil; linguagem e gênero; linguagens artísticas; práticas lingüístico-discursivas e formação do leitor e do escritor.

 

Coordenação

Profª. Ms. Hercília Maria Fayão Beneti

Profª. Ms. Camila Alberto Vicente Oliveira

03 – Didática e Formação de professores

Estudos teóricos e pesquisas que investigam o campo da didática e o papel do professor nos diferentes níveis de ensino; as práticas pedagógicas e implicações na construção do conhecimento; a articulação teoria e prática na didática; reflexão sobre as categorias curriculares e sua relação com a organização do trabalho na escola; o campo de formação do professor e da construção do saber docente; a formação inicial e continuada de profissionais da educação (licenciaturas e pedagogia); a formação e profissionalização docente nos diversos níveis e modalidades educacionais e suas implicações epistemológicas.

Coordenação

Profª. Drª Isa Mara Colombo

Profª. Ms. Camila Alberto V. Oliveira

Profª. Ms. Elizabeth Gottschalg Raimann

Profª. Ms. Márcia Santos Anjo Reis

Profª. Ms. Renata Machado de Assis

04 – Fundamentos da Educação

Estudos teóricos e pesquisas que investigam a contribuição da filosofia, da sociologia, da história e da psicologia como fundamentos epistemológicos dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes no processo de formação humana e movimentos sociais, mediados ou não pelo processo de escolarização formal.

Coordenação

Profª Drª Rosely Ribeiro Lima,

Profª Drª. Maria de Fátima Pessoa de Assis

Profª Ms. Suely dos Santos Silva

Profª Ms. Carolina Oliveira e Oliveira

05 – Políticas Educacionais e Gestão Escolar

Estudos teóricos e pesquisas que investigam os processos e políticas sociais, com ênfase na atuação do Estado no âmbito das políticas públicas, particularmente das políticas educacionais e seus elementos constitutivos; O trabalho na sociedade capitalista e as novas configurações; a escola no capitalismo: organização, gestão dos processos educativos, o trabalho docente; A gestão escolar democrática e o projeto político-pedagógico; a gestão das tecnologias de informação e comunicação na escola.

 

Coordenadora

Profª. Drª Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira

Prof. Ms. Fernando Santos

Profª. Ms. Elizabeth Raimann

Profª. Drª. Luciene Lima de Assis Pires

06 – Educação Fundamental e Média

Estudos teóricos e pesquisas que investigam saberes e práticas escolares no ensino fundamental e médio; tempo, espaço e conhecimento escolar; currículo, interdisciplinaridade, cotidiano escolar e tecnologias; fundamentos e metodologias das ciências humanas, biológicas, exatas e da língua portuguesa e estrangeira; educação física escolar; arte e educação; formação profissional e ensino profissionalizante.

Coordenação

Profª. Drª. Halline Mariana Santos Silva

Profª. Ms. Suely dos Santos Silva

Profª. Jordanna Sebastiana Gregório

07 – Cultura e Processos Educacionais

Estudos teóricos e pesquisas que investigam a educação na perspectiva de suas estreitas relações com a cultura; os processos educacionais a partir dos seus fundamentos teóricos e metodológicos e, ainda, de suas implicações na prática pedagógica, sempre se orientando pela concepção de que esses processos constituem-se no âmbito da sociedade e da cultura; a contribuição de diferentes áreas do conhecimento em suas interfaces com o processo de formação, quer sejam eles mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura; educação e comunicação como práticas culturais; cultura e currículo escolar; cultura do corpo e educação.

Coordenação

Profª. Drª Suely Lima de Assis Pinto

Profª. Ms. Sinara Rosa Carvalho e Silva

Profª. Ms. Eva A. de Oliveira

Profª. Ms. Suely dos Santos Silva

Prof. Dr. Marcos Antônio Menezes

Profª. Drª. Cátia Regina Assis A. Leal

08 – Educação e Diversidade

Estudos teóricos e pesquisas que investigam as relações de gênero, raça e etnia; a educação especial; educação inclusiva; a educação para a cidadania; a educação de jovens e adultos; a educação no campo; o multiculturalismo, o interculturalismo e o pluriculturalismo.

Coordenação

Profª. Ms. Leonor Paniago

Profª. Dra. Cristiane Maria Ribeiro

Profª. Drª. Halline M. dos Santos Silva

Prof. Ms. Murilo Borges

Profª. Drª Sandra Nara da Silva Novais

 

09 - Currículo e Educação

Estudos teóricos e trabalhos investigativos que exploram o campo do currículo e suas implicações com a educação nos diversos níveis; os processos educativos que discutem e analisam as mudanças e as perspectivas curriculares; as concepções educativas e sua estreita relação com o currículo escolar; as análises sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais; o desenvolvimento do currículo e as novas tecnologias; as discussões multiculturais e os desafios colocados ao currículo.

 

Coordenação

Prof. Dr. Ari Raimann

10 – Educação Ambiental

Estudos teóricos e pesquisas que investigam o fenômeno social que tem seus fundamentos pedagógicos e políticos localizados na interseção entre sociedade, educação e natureza; os estudos feitos a partir da interface da educação com áreas afins como a ecologia, meio ambiente e desenvolvimento, ciências ambientais e florestais, sociologia política, ciências sociais, saúde pública e engenharia ambiental.

 

Coordenação

Profª. Ms. Marcia Santos Anjo Reis

Mariana Crepaldi de Paula

(Bolsista PRODOC -
Curso de Geografia)

11 - Educação e Saúde

Estudos teóricos e pesquisas que investigam as possíveis interfaces entre a saúde e a educação; a escola como espaço para construção social da saúde; a escola como espaço para consolidação de conhecimento e aquisição de prevalência e competências visando a saúde; as aulas de educação física como lócus privilegiado para ações em saúde: atenção, promoção e prevenção; saúde do professor; investigação de prevalência e/ou incidências de doenças no espaço escolar; ações educativas em saúde e suas interfaces com a atividade física.

 

Coordenação:

Prof. Ms. Chayster de Andrade Lopes

Profª. Drª Giselle Soares Passos

 

12 – Formação de leitores e a leitura audiovisual em práticas educacionais

 

Estudos crítico-teóricos e trabalhos de pesquisa que explorem acerca das práticas de leitura e ponham em evidência o sujeito-leitor como enfoque nos processos educacionais, considerando, para tal, o repertório de leitura dos alunos e do professor. Nesse envolto de discussões, também se busca perceber o tratamento dado ao ensino de literatura. Não obstante, o eixo temático tem como proposta abarcar discussões acerca da leitura em audiovisual e as propostas de ensino-aprendizagem na intersecção entre cinema e educação.

 

Coordenação

Prof. Ms. Renato Dering

13 - PIBID como integração ensino superior / escola básica

Debate e reflexão das experiências desenvolvidas no âmbito do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – em escolas de ensino fundamental e médio de todo Brasil, nas diversas áreas de conhecimento; contribuir para inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em práticas metodológicas que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; contribuir com a superação de dificuldades encontradas no cotidiano escolar; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras.

 

Coordenação

Profª. Drª Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago

Prof. Ms. Murilo Borges

 

 

 

 

 

 

URL relacionada: /p/2264-eixos-tematicos