
MINICURSOS
IMPORTANTE!!!
As inscrições nos minicursos serão realizadas durante o credenciamento (08,09 e 10/11). Cada participante terá direito a escolher até dois minicursos (de acordo com a disponibilidade de vagas e horários)
|
||||
DIA 09/11 (QUARTA-FEIRA) |
||||
|
||||
Título/Ementa/Proponente(s) |
Local |
Período |
n° vagas |
c/h |
1. A ÉTICA CONTEMPORÂNEA OU PÓS-MODERNA A PARTIR DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT Ementa: O curso trabalhará algumas noções do pensamento de Michel Foucault; tais como discurso, formação discursiva, sujeito, verdade, liberdade, cuidado de si, poder, etc. O intuito do exame dessas noções é mapear certas proposições do pensamento de Foucault e perceber sua produtividade para a compreensão do agir ético da época atual. PESSOA, Raimundo Agnelo Soares (UFG/CAMPUS JATAÍ)
|
Sala 1 |
Matutino/ Vespertino |
35 |
8h/a |
2. A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E IMPASSES Ementa: As políticas educacionais para a qualidade da educação infantil; O código de edificações da cidade; A organização do espaço em instituições de educação infantil; A educação dos corpos na educação infantil: do espaço adultocêntrico para a autonomia da criança. RAIMANN, Elizabeth (FACED/UFU-UFG/CA J) RAIMANN, Cristiane (CREA/GO)
|
Sala 2 |
Matutino (4ª.feira) Matutino (5ª. feira) |
25 |
8h/a |
3. TAREFAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI :A MORTE DO EDUCADOR, A PERDA DA EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO E A AUSÊNCIA DE PENSAMENTO NA ERA DA TÉCNICA Ementa: Formas diversas de se falar em crise da modernidade e seus ideais: a crítica de Nietzsche e Heidegger à razão Ocidental e seus ideais e valores. Teses fundamentais das pedagogias do “aprender a aprender” pressupostas pela chamada “sociedade do conhecimento”. Tarefas e desafios da educação, e da universidade em particular, em tal contexto. A questão da morte do pensamento, do educador e a perda da experiência de formação na sociedade tecnológica gerida pela razão instrumental. As contribuições de Martin Heidegger e Theodor Adorno para a construção de um sentido autêntico e histórico da experiência de formação humana no reino planetário da técnica. FERREIRA JR, Wanderley J. (FE – UFG) |
Sala 3 |
Matutino/ Vespertino |
35 |
8h/a |
4. O TRABALHO DOCENTE NA CRECHE Ementa: A creche como direito da criança de zero a três anos e suas famílias. As pesquisas da neurociência sobre a importância desta etapa de vida para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico-motor da criança pequena. O trabalho na creche, a rotina, a organização do espaço físico e as atividades adequadas para encorajar a ação dos pequenos, e consequentemente possibilitar o seu desenvolvimento seguro e feliz. COSTA, Dinara Pereira Lemos Paulino da (UFG/CAJ) SILVA, Zilma Freitas (UFG/CAJ)
|
Sala 4 |
Matutino/ Vespertino |
30 |
8h/a |
5. JUVENTUDE, REDES SOCIAIS E NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE Ementa: A relação da juventude contemporânea com a as redes sociais por meio da internet. Jovens e as práticas de leitura na atualidade.
CAVALCANTE, Cláudia Valente (PUC-GOIÁS) AURORA NETA , Maria (UEG)
|
Sala 5
|
Matutino |
35 |
4h/a |
6. A MOTIVAÇÃO NA ESCRITA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA Ementa: O curso tem como proposta analisar os fundamentos das teorias cognitivas da motivação. Ênfase será dada a importância de se promover em sala de aula a motivação na escrita, a fim garantir uma melhor aprendizagem por parte dos alunos. Poder-se-á refletir a respeito de maneiras de intervir neste campo de atuação. COSTA, Elis Regina. (UFG/CAJ)
|
Sala 2 |
Vespertino |
20 |
4h/a |
7. EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) Ementa: Educação a Distância (EAD). Investigando Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Processo comunicacional dialógico no AVA. OLIVEIRA, Alessandra C. T. Teixeira de (PUC – GOIÁS) ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos (PUC-GOIÁS) FRANÇA, Lucinei Rosa da Costa (PUC - GOIÁS)
|
Labin |
Matutino |
25 |
4h/a |
DIA 10/11 (QUINTA-FEIRA) |
||||
|
||||
Título/Ementa/Proponente(s) |
Local |
Período |
n° vagas |
c/h |
8. ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: FORMAÇÃO E DESAFIOS DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO Ementa: A formação histórica do ensino religioso no Brasil e as concepções dominantes. A construção epistemológica do ensino religioso. A identidade pedagógica do Ensino Religioso e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. Eixos Orientadores. A formação e a prática docente. Educação para a diversidade e desafios no âmbito escolar. CASTRO, Raimundo Márcio Mota (PUC-GOIÁS)
|
Sala 1 |
Matutino/ Vespertino |
30 |
8h/a |
9. O PAPEL DO BRINQUEDO PARA AS CRIANÇAS: AS PERSPECTIVAS DE WALTER BENJAMIN E VYGOTSKY Ementa: Perspectiva teórica de Vygotsky. O papel do brinquedo: o olhar de Vygotsky. O brinquedo e a imaginação para Walter Benjamin. Brinquedo e Criança. A criança-brinquedo-sociedade. Walter Benjamin e Vygotsky: um diálogo possível? GONÇALVES, Carlos Augusto P. (PUC Goiás - UFG/CAJ) GONÇALVES, Catiuci Jéssica P. (UFG - CAJ)
|
Sala 3 |
Matutino/ Vespertino |
35 |
8h/a |
10. REFLETINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE: RECONHECER DIFERENÇAS E SUPERAR PRECONCEITOS
Ementa: Conceituação de gênero - Diferentes abordagens de gênero na literatura acadêmica, a construção de feminilidades e masculinidades e as discussões teóricas no âmbito da formação docente. Discutindo Gênero - Contribuir para aprimorar a capacidade crítica, analítica e argumentativa das/os professores/as relacionados às temáticas de gênero. Rompendo as fronteiras das desigualdades de gênero construídas socialmente - Refletir sobre como as relações de gênero, instituídas de poder, prestígio, hierarquia e discriminações, afetam, modelam e estruturam o imaginário social, bem como reconhecer que existem relações desiguais entre homens e mulheres e poder com isso visualizar a possibilidade real de minimizar as inequidades e desigualdades existentes. O que é de menino? O que é de menina? Uma discussão das relações de gênero no cotidiano escolar - Interagir os valores próprios de cada gênero para a criação de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. SANTOS, Sandro Prado. (FACIP/UFU) RODRIGUES, Fernanda F. dos Santos. (FACED/UFU)
|
Sala 4 |
Matutino |
25 |
4h/a |
11. INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO COMPLEXO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Ementa: Edgar Morin – vida e obra. Pensamento Complexo em Edgar Morin. A universidade, a formação de professores e os saberes necessários à educação do futuro. GUIMARÃES, Simone Sedin Moreira PARANHOS, Rones de Deus. (ICB/UFG) |
Sala 4 |
Vespertino |
30 |
4h/a |
12. A APRENDIZAGEM ESPORTIVA E O ENSINO DESENVOLVIMENTAL Ementa: Estudo e análise das possibilidades de interferência do ensino desenvolvimental na aprendizagem esportiva e no desenvolvimento das capacidades próprias de raciocínio dos alunos (as). MIRANDA, Made Júnior (PUC-GO/ UEG-ESEFFEGO)
|
Sala 5 |
Matutino/ Vespertino |
35 |
8h/a |
13. UMA LEITURA DO USO DAS IMAGENS COMO RECURSO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Ementa: Conceito de imagem. Histórico do uso das imagens em sala de aula. Tipos de imagens. A leitura das imagens. A importância do audiovisual no ensino. O estímulo do ver, do ouvir por meio dos vídeos, objetos educativos, livros, quadrinhos e charges. SOUZA, Rita Rodrigues de. (IFG/CAMPUS JATAÍ)
|
Labin |
Matutino/ Vespertino |
20 |
8h/a |
14. PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS Ementa: Noções básicas sobre técnicas de primeiros socorros a serem aplicadas às vítimas em situação de emergência (acidentes, distúrbio clínico súbito) no local em que ocorreram ou se manifestaram, utilizando para isso equipamentos disponíveis no meio em que estão inseridos. Serão abordadas técnicas básicas de procedimentos no atendimento em urgência e emergência, abordagem ao paciente no trauma e nas emergências clínicas, técnicas básicas de reanimação cardiopulmonar, técnicas de bandagens, de imobilizações e de transporte além do atendimento de emergência às vítimas de animais peçonhentos, queimaduras e trauma odontológico. ANJOS, Giulena Rosa Leite C. (UFG/CAMPUS JATAÍ)
|
Sala 6 |
Matutino/ Vespertino |
35 |
8h/a |
Comissão Científica
XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano
Curso de Pedagogia - UFG/Campus Jataí
Fonte: Comissão Organizadora
URL relacionada: /sites/jatai_conade/pages/29451 |
---|